quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Newton(fisica)

A vida de Isaac Newton (figura 1) pode ser dividida em três períodos completamente distintos. O primeiro está nos seus dias de adolescente desde 1643 até à sua nomeação para uma posição universitária em 1669. O segundo período, de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que foi professor Lucasiano em Cambridge, posição actualmente ocupada por Stephen Hawking. O terceiro período (quase por tanto tempo como os outros dois combinados), viu Newton como um oficial de governo altamente pago em Londres com pouco interesse adicional na investigação em matemática.

Isaac Newton nasceu na Mansão de Woolsthorpe, perto de Grantham em Lincolnshire. Embora pelo calendário em uso na época, a data do seu nascimento tenha sido no dia de Natal de 1642, a data de 4 Janeiro de 1643 é a data correspondente do calendário gregoriano (o calendário gregoriano não foi adoptado em Inglaterra até 1752).

Isaac Newton era oriundo de uma família de fazendeiros, mas nunca conheceu o seu pai, também chamado Isaac Newton, que morreu em Outubro de 1642, três meses antes nascimento do filho. Embora o pai de Isaac possuísse a propriedade e animais que fizeram dele um homem rico, era analfabeto e não sabia assinar o seu próprio nome.

A mãe de Isaac, Hannah Ayscough, tornou a casar com Barnabas Smith, um ministro da Igreja em Witham Norte, uma vila próxima, quando Isaac tinha dois anos de idade. A criança foi deixada então ao cuidado da avó Margery Ayscough em Woolsthorpe. Tratado basicamente como um orfão, Isaac não teve uma infância feliz. O seu avô, James Ayscough, nunca foi mencionado por Isaac, e o facto de não ter deixado nada a Isaac no seu testamento, feito quando o menino tinha dez anos de idade, sugere que não havia nenhum amor perdido entre os dois. Não há nenhuma dúvida: Isaac guardou muitos ressentimentos relativamente à mãe e ao padrasto Barnabas Smith. Ao examinar os seus pecados aos dezanove anos de idade, Isaac apresentou como sendo um deles "ameaçar o meu pai e mãe Smith de queimá-los dentro da sua casa."


Nenhum comentário:

Postar um comentário