Isaac Newton nasceu na Mansão de Woolsthorpe, perto de Grantham em Lincolnshire. Embora pelo calendário em uso na época, a data do seu nascimento tenha sido no dia de Natal de 1642, a data de 4 Janeiro de 1643 é a data correspondente do calendário gregoriano (o calendário gregoriano não foi adoptado em Inglaterra até 1752).
Isaac Newton era oriundo de uma família de fazendeiros, mas nunca conheceu o seu pai, também chamado Isaac Newton, que morreu em Outubro de 1642, três meses antes nascimento do filho. Embora o pai de Isaac possuísse a propriedade e animais que fizeram dele um homem rico, era analfabeto e não sabia assinar o seu próprio nome.
A mãe de Isaac, Hannah Ayscough, tornou a casar com Barnabas Smith, um ministro da Igreja em Witham Norte, uma vila próxima, quando Isaac tinha dois anos de idade. A criança foi deixada então ao cuidado da avó Margery Ayscough em Woolsthorpe. Tratado basicamente como um orfão, Isaac não teve uma infância feliz. O seu avô, James Ayscough, nunca foi mencionado por Isaac, e o facto de não ter deixado nada a Isaac no seu testamento, feito quando o menino tinha dez anos de idade, sugere que não havia nenhum amor perdido entre os dois. Não há nenhuma dúvida: Isaac guardou muitos ressentimentos relativamente à mãe e ao padrasto Barnabas Smith. Ao examinar os seus pecados aos dezanove anos de idade, Isaac apresentou como sendo um deles "ameaçar o meu pai e mãe Smith de queimá-los dentro da sua casa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário