quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ligaçao metalica(quimica)

Os metais são elementos químicos presentes na Tabela Periódica, apresentam propriedades únicas que se diferem das outras substâncias: ametais, gases, etc.

Se fosse possível visualizar a estrutura de um metal de forma bem nítida veríamos os retículos cristalinos presentes nos metais sólidos. Esses retículos são compostos de cátions envoltos por uma espessa camada de elétrons, como se sabe, os íons cátions apresentam carga
+ e os elétrons - .

Na composição atômica existe a camada de valência, e os elétrons se movimentam livremente por essa camada mantendo a atração eletromagnética pelos cátions. Essa propriedade permite a formação das moléculas de metais e conseqüentemente os próprios metais.


É justamente toda essa estrutura dos metais que lhe concede a capacidade de serem ótimos condutores de corrente elétrica. É importante ressaltar que os metais conduzem eletricidade estando no estado sólido ou líquido (metal fundido). Inclusive, existe um metal que se encontra no estado líquido na natureza, é o mercúrio, cujo símbolo atômico é Hg.


Quanto ao aspecto físico dos metais, o que se pode dizer é que, em geral, possuem um aspecto metálico (cinza brilhante). Os que fogem a esta regra são o Ouro (Au) e o Cobre (Cu), que apresentam cor dourada e avermelhada respectivamente.


Até agora falamos apenas dos metais no estado puro como: Ouro, Cobre, Mercúrio. Mas em nosso cotidiano usamos muito mais o que chamamos de ligações metálicas, mas o que exatamente é uma liga de metais? São materiais com propriedades metálicas que contêm em sua composição um outro elemento sem ser metal.


As ligas metálicas são preferenciais na fabricação de alguns objetos, por possuírem características que os metais puros não possuem, como por exemplo: a liga de ouro usada nas joalherias. A característica dessa liga é de aumentar a dureza do material, a liga de ouro é composta pela ligação entre ouro, prata e cobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário