As medidas tomadas por Diocleciano Constantino e seus sucessores nao resolveram o problema basico do imperio suas bases de produçao escravista tyinham chegado ao limite de reproduçao. Nas cidades nao havia segurança nem condiçoes estaveis de vida pois faltava dinheiro para administra-la e mante-las.As pessoas começaram a deixar as cidades e ir para o campo onde se colocavam sob a proteçao de algum grande proprietario em troca de trabalho e segurança
A partir do século III, o Império Romano ocidental entrou em declínio. Com o fim das guerras de conquista, esgotou-se a principal fonte fornecedora de escravos. Teve início a crise do escravismo que abalou seriamente a economia, fez surgir o colonato e provocou o êxodo urbano. Além disso, houve disputas pelo poder e as legiões diminuíram. Enfraquecido, o Império Romano foi dividido em dois e a parte ocidental não resistiu às invasões dos bárbaros germânicos no século V.
Mesmo com o fim do Império romano ocidental, o Império Oriental ou Bizantino não caiu, mas os turcos otomanos, em plena ascensão, conquistaram o a Ásia Menor bizantina no princípio do século XIV. Depois de 1354, ocuparam os Balcãs e finalmente tomaram Constantinopla, o que representou o fim do Império Oriental em 1453.
Nenhum comentário:
Postar um comentário