sexta-feira, 19 de março de 2010

Quando falamos de FÍSICA estamos tratando da ciência que estuda as forças, as energias e os componentes fundamentais do universo e, consequentemente, todas as demais forças, energias e componentes, derivados ou não desses elementos fundamentais. O estudo da FÍSICA, entretanto, devido a ser todo baseado em lógica e matemática, leva o incauto a entender que é um estudo EXATO, e que não deixa dúvidas quanto à certeza de seus resultdos e a exatidão de suas conclusões.

Um estudo mais profundo mostra, na realidade, mudanças drásticas de entendimento físico de mundo a cada momento de nossa história. Na astrofísica nosso planeta já foi o centro do universo. Depois passou a ser um simples planeta girando em volta do Sol. Esse, sim, o centro do Universo! Mais tarde até o sol perdeu sua posição de centro do universo e passamos a fazer parte apenas de uma das incontáveis galáxias existentes nessa vastíssima realidade cósmica!

Newton, que foi o Chefe da cadeira de Física da Universidade de Cambridge, na Inglaterra (o da maçã e da gravidade), continua presente no entendimento de todos os fenômenos clássicos da física, mas já totalmente esquecido na física quântica, cada vez mais presente nas explicações mais complexas do nosso universo.

Até Einstein, criador da teoria da relatividade começa a ser contestado pelo portugues radicado na Inglaterra, pós doutor em física pela Universidade de Cambridge, João Maqueijo, que contesta a constância da velocidade da luz. Ele parece ser o provável sucessor na cadeira de física de Cambridge, que foi também ocupada por Stephen Hawking, outro descobridor de verdades quase indecifráveis na nossa realidade cósmica, discutindo buracos negros, teoria das cordas, universos paralelos, inexistência das referências espaço-temporais e tudo o mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário